PL aumenta pena para golpistas que usam inteligência artificial

O autor do projeto, Acácio Favacho, diz que a inteligência artificial é usado para produzir conteúdos falsos mais realistas para enganar vítimas
Compartilhamentos

Da Redação

Começou a tramitar na Câmara dos Deputados projeto de lei que dobra a pena para golpistas que utilizem inteligência artificial. A proposta é do deputado federal Acácio Favacho (MDB-AP).

Na justifica, o parlamentar afirma que as redes sociais e aplicativos eletrônicos ampliaram o alcance dos estelionatários em busca de vítimas desavisadas.

Ele lembra que os criminosos passaram a adotar a inteligência artificial para criar conteúdo falso mais realista, as chamas deepfake.

“Imagens, vídeos ou áudios falsos que parecem autênticos. Essa tecnologia vem sendo usada para simular a voz de parentes ou conhecidos e enganar a vítima, fazendo com que ela confie no interlocutor a ponto de fornecer-lhe informações pessoais ou até mesmo transferir-lhe recursos financeiros. Precisamos regular e penalizar esse tipo de crime”, argumenta.

Para o deputado, a inteligência artificial aumentou o risco de danos ainda maiores para as vítimas.

“Tenho visto na imprensa muitos casos, como por exemplo quando o bandido usa a voz de uma pessoa por meio da inteligência artificial para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!