Irmã de prefeito tem candidatura barrada pelo TRE

Leda Sadala (Avante) foi enquadrada na Lei da Ficha Limpa, mas ainda poderá recorrer
Compartilhamentos

SELES NAFES

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) indeferiu a candidatura à deputada federal de Leda Sadala (Avante), por enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Ela é irmã do prefeito de Santana, Ofirney Sadala (PHS).

A decisão unânime seguiu o voto da relatora do processo, desembargadora Sueli Pini, no fim da tarde desta terça-feira (4).

Leda tem uma condenação no Tribunal de Contas do Pará por problemas na prestação de contas de uma ong. Ela não teria comprovado a aplicação de R$ 90 mil. A tese de inelegibilidade foi sustentada no julgamento pela procuradora eleitoral Nathália Mariel.

No mês passado, quando o MPE impugnou várias candidaturas, entre elas a de Leda Sadala, o prefeito de Santana chegou a gravar um vídeo onde pedia que a militância continuasse trabalhando na campanha da irmã por entender que, por se tratar de uma ong, essa situação não se enquadraria na Lei da Ficha Limpa. O problema é que o dinheiro administrado pela ong era de origem federal.  

A defesa da candidata ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Leda Sadala chegou a ocupar cargo de secretária no início da gestão do irmão na prefeitura de Santana, mas acabou deixando o cargo após acusações de nepotismo.

No mesmo julgamento outros três registros de candidatura foram indeferidos, sendo dois para deputado estadual e outra para deputada federal. 

Foram barrados: Robson Coutinho (PR) e Marlucinho da Saúde (Pode), ambos para deputado estadual; e Ana Kathya (MDB), que pretendia disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Eles tiveram problemas com documentação e falhas no procedimento de desincompatibilização.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!