Ativistas fazem ato em defesa dos Waiãpi em Macapá

Ato ocorreu na Praça Floriano Peixoto, na Região Central de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Neste domingo (28) centenas de ativistas sociais de várias causas juntaram-se para protestar em defesa dos povos Waiãpi. A manifestação realizada na praça Floriano Peixoto, área central de Macapá, marcou o repúdio pelo assassinato do cacique Emyra Waiãpi e expressou a solidariedade e preocupação com os povos indígenas.

Os manifestantes estenderam uma grande manta onde estava escrita a palavra “vida” e levaram um paneiro fabricado por Waiãpis onde depositaram os nomes dos indígenas assassinados nos últimos anos e agora, também, o do cacique Emyra Waiãpi.

Manifestação ocorreu no domingo, na praça Floriano Peixoto. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Foram relembradas diversas lideranças indígenas assassinadas na Amazônia e em outras partes do país, nos últimos anos. Os ativistas denunciaram intenções antiecológicas do governo federal, bem como a preocupação com a banalização da importância dos povos indígenas e populações tradicionais em defesa do meio ambiente.

Ativista política Heluana Quintas

“Não deixaremos essa morte ser esquecida e ela tem que se tornar um combustível de revolta contra o desmonte que o governo Bolsonaro tem aplicado contra as estruturas de defesa dos povos indígenas e quilombolas e contra as estruturas de preservação da Amazônia. Vamos fazer uma grande reunião com os Waiãpi para que eles nos digam quais a melhores formas que, aqui, de dentro da cidade, a gente consiga fazer mobilização para ajudar nessa visibilidade internacional que a nossa causa tem que ter”, declarou uma das organizadoras da manifestação, a ativista política Heluana Quintas.

A atual crise ocorre depois de muitos anos sem conflitos na região conhecida por garimpeiros como “Esquadrão da morte”, ou simplesmente “Esquadrão”, que tem fama de ter alto potencial aurífero e também de outros minérios. A região fica no município de Pedra Branca do Amapari, no final da BR-210, conhecida como Perimetral Norte, há cerca de 180 km de Macapá.

Kutanan Wayana, da etnia Wayana

“Estamos aqui porque somos todos parentes e isso diz respeito a todos nós. Estamos preocupados porque, além da morte confirmada, que parece que foi com crueldade, a situação ainda está tensa. Sou do movimento indígena há muitos anos e estamos sentindo insegurança agora. O índio protege a floresta e o meio ambiente, por isso, que tem gente com interesses econômicos que não gosta da gente. Precisamos de toda ajuda possível”, declarou o índio Kutanan Wayana, da etnia Wayana, que habita as regiões do Vale do Jari até o município de Oiapoque, dentro da área do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque.

SAIBA MAIS:

Cacique morto foi emasculado, diz PM

Garimpeiros invadem terras Waiãpi, e índios prometem reagir

Liderança confirma morte de cacique em conflito com garimpeiros

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!